150 Anos da Sociedade Floresta Aurora

Sede no bairro Belém Velho

No dia 31 de dezembro de 2022, a tradicional Sociedade Beneficiente Floresta Aurora completa 150 anos. É a entidade negra mais antiga do Brasil e uma das mais antigas ainda em atividade em Porto Alegre.

No ano 1872, os escravos que morriam em Porto Alegre, eram jogados em valas comuns, então houve uma união de negros já libertos e que tinha o objetivo de propiciar um enterro digno para os escravos, e também prestar assistência aos familiares que dependiam do escravo morto. Como os negros não tinham liberdade e permissão para se reunir em público, os encontros dos alforriados eram realizados à noite, na rua Concórdia, confluência da rua Floresta com a rua Aurora (onde atualmente está localizada a rua Barros Cassal e a avenida Cristóvão Colombo). Daí o nome da Sociedade Beneficiente.

Apesar de ter sido fundada no bairro Floresta, a Sociedade Floresta Aurora esteve em outros bairros de Porto Alegre: na Cidade Baixa (rua Lima e Silva), Hípica, Cristal (rua Curupaiti) onde permaneceu por mais de 30 anos e recebeu o apelido de “Mansão Black”, em função da participação de jovens negros nas festas de black music), a antiga sede na Pedra Redonda e, desde 2013, na atual sede, uma área com mais de 5 mil metros quadrados no bairro Belém Velho, Zona Sul da Capital.

Para a comemoração dos 150 Anos da Sociedade Floresta Aurora estão programados vários eventos, durante todo o ano de 2022.

Vários personagens da história do Rio Grande do Sul e do Brasil que passaram pelas dependências da Sociedade Floresta Aurora. Em 1929, na sede da Lima e Silva, o filho de José do Patrocínio foi recebido com um recital de poesia

Já na sede do bairro Cristal, passaram dois jogadores em início de carreira: Tinga e Ronaldinho Gaúcho, ambos na época jogando pelo Grêmio. E o lendário jogador Tesourinha, do Inter, frequentava o Floresta Aurora, onde chegou a ser sócio e conselheiro.

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso também fez parte da história da Floresta Aurora, pois ele estudou um período no Rio Grande do Sul e gostava de ir aos bailes promovidos no clube. No seu trabalho de sociologia, Fernando Henrique citou a Sociedade Floresta Aurora como referência da cultura negra. Silveira.

A Sociedade também teve o apoio incondicional do ex-governador, prefeito, vereador e deputado federal Alceu Collares e do deputado Carlos Santos, que sempre ajudaram ao Floresta Aurora com recursos financeiros ou com conselhos para a administração da entidade.

Busto do Almirante Negro
Busto do Almirante Negro

Outro fato histórico do Floresta Aurora está ligado a João Cândido, o Almirante Negro, que liderou a Revolta da Chibata na Marinha do Brasil. O busto de bronze de João Cândido, que nasceu filho de escravos em 1880 e morreu em 1969, no auge da ditadura militar brasileira, ficou durante muitos anos escondido na sede do Floresta Aurora. A ideia original era que o busto ficasse na sede da Marinha, mas a ditadura militar não queria saber da homenagem. A imagem do Almirante Negro está até hoje na sede do bairro Belém Velho e até já foi emprestada pela direção do clube ao Museu Júlio de Castilhos para uma exposição.

Texto de Miriam Lima

Fonte: https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/reportagem_cultural/2022/03/839920-os-150-anos-do-floresta-aurora-o-clube-negro-mais-antigo-do-brasil.html?fbclid=IwAR1mU8cgL4o_O99LDBJi7GkyMXNu8shcWCW_p9-cB-F5sXLvdd_1QfYC3Bc#.YlIKhlWuyFE.facebook consultado em 31/05/2022 às 14h29m

Imagens: www.facebook.com/florestaaurora consultado em 31/05/2022 às 17h42m

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!