DONA LUIZA LANDELL DE MOURA – Benemérita, Moradora da Tristeza

Dona Luiza Landell de Moura

Luiza Lorandi Landell de Moura, nasceu em Porto Alegre no dia 11 de abril de 1916, filha dos italianos Cesário Lorandi e Maria Baldini Lorandi, que se conheceram e se casaram em São Paulo, vindo logo após para Porto Alegre.

Luizinha, como era conhecida na zona Sul de Porto Alegre, tinha aquele sangue italiano, de trabalhadores, o que a tornava inscansável, ela foi criada no Centro Histórico de Porto Alegre e completou seus estudos no Colégio Paula Soares.

Casou com Inácio Landell de Moura no dia 28 de janeiro de 1939 e vieram morar na Tristeza, já que ele era um dos filhos do Dr. Ricardo Landell de Moura, o farmacêutico da região e que dá nome à rua que vai do bairro Tristeza até o bairro Cavalhada, e cuja história já contei aqui.

Tiveram dois filhos: Ricardo e Ênio.

Luizinha foi professora no Curso Supletivo do Colégio de Ipanema.

Ela foi uma das organizadoras das campanhas para a construção da Igreja Nossa Senhora das Graças e da Creche, o que possibilitaria as mães da comunidade que fossem trabalhar e ajudar no sustento das famílias, também foi uma das fundadoras do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças e idealizadora do Jornal do Clube de Mães. Era uma das cidadãs mais ativas da comunidade e da Paróquia, angariava fundos, agasalhos e alimentos para os mais necessitados, se preciso fosse, levava a pessoa para o hospital, trabalhava por amor ao próximo e não queria que seu nome aparecesse notícias dos jornais.

Certa feita, pediu ao povo autorização para retirar uma paineira, em frente a antiga União de Bancos Brasileiros, pois a árvore era um perigo para os transeuntes.

Estava previsto o nascimento de seu primeiro neto em São Paulo, para o mês de maio de 1970, e dona Luiza se preparava para viajar, quando foi acometida de uma doença hepática, os médicos indicaram cirurgia, como ela era pessoa de muita fé e queria ir curada a São Paulo, fez suas orações e se submeteu a operação, mas infelizmente não resistiu.

Faleceu um dia depois de seu aniversário em 12 de abril de 1970, o que gerou muita comoção de sua família e da comunidade onde ela era atuante.

A rua Dona Luiza Landell de Moura fica localizada no bairro Espírito Santo e foi nominada pela Lei 3603/1971.

Texto de Miriam Lima

Fontes: Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Fonte e Imagem: PELLIN, Roberto – Revelando a Tristeza Volume I, 1979, Porto Alegre

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6ZGF-6FNY acessado em 29/11/2022 às 15h30min

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!