COMENDADOR SOUZA GOMES – PRAÇA DA TRISTEZA

Praça Comendador Souza Gomes

Antonio de Souza Gomes nasceu em Portugal, em Santo Tirso, no dia 1 de março de 1842.

Era Comendador por Portugal.

Veio para o Brasil, com 13 anos, em companhia de um tio e foi morar na cidade de Pelotas, rapaz ativo, honesto e dedicado ao trabalha, iniciou como carroceiro e logo estabeleceu-se por conta própria, no ano de 1873, ainda em Pelotas, casou-se com Ana Campelo, conhecida como Aninha.

Pira central da praça

Em 1891 veio com a família para Porto Alegre, onde iniciou um atacado de tecidos, que trazia do Uruguai, logo ficou rico e aposentou-se, vindo morar na Tristeza em 1906, comprou uma grande chácara, onde morou e loteou parte para os imigrantes chegados no bairro, suas terras iam da beira do Guaiba até a Wenceslau Escobar, e da Mário Totta até a Almirante Dellamare.

Comendador Souza Gomes tinha uma criação de coelhos, mas não os vendia, quando tinha vontade de comer, ele mesmo os abatia, com um tiro de arma de fogo.

O Comendador, esposa e filhos eram uma família muito religiosa, tanto que um dos filhos se formou Padre e uma das filhas, Freira.

Ficou no comando das terras o filho Clóvis Souza Gomes, um dos membros mais ativos da comunidade do bairro, ele fundou o já extinto Yatch Club Porto Alegre, onde atualmente se localizam a Adesban e o Clube dos Inapiários, no Yatch Clube ocorreram grandes e famosas festas que reunia a nata da sociedade da tristeza e de Porto Alegre, para que os frequentadores não se perdessem na entrada para o Club, foi criado o famoso arco da Rua Almirante Delamare, que se encontra lá até hoje.

Sobre a Praça que homenageia o Comendador, ali foi uma das estações do famoso Trenzinho que vinha do Centro e trazia os veranistas, o terreno foi cedido (em torno de 1922) pelo Dr. Wenceslau Escobar, quando fez o loteamento da Tristeza, junto com o Sr. Otto Niemayer, assim como doaram o terreno da Escola Três de Outubro e o da Igreja Nossa Senhora das Graças.

Outra curiosidade, é que a praça foi construída (em torno de 1935) por presos, que o Capitão Mário Cunha, delegado da época, trouxe da Casa de Correção, já que havia feito uma pequena cadeia na Delegacia

O Comendador Souza Gomes faleceu em Porto Alegre, no ano de 1923.

A praça foi nominada por populares e não existe legislação.

Fontes:

Janice Zarpellon Mazo (2005), “Associações esportivas de Porto Alegre-RS, 1867 – 1941”. Em: Janice Zarpellon Mazo e Alberto Reinaldo Reppold Filho (Organizadores), “Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul”. Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul. ISBN 85.99675-01-X 

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSG99DKX?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6J15-G6R1

FLORES, Hilda Agnes Hubner – Tristeza e Pare Reus, Ed. Elape, Porto Alegre, 1979

PELLIN, Roberto – Revelando a Tristeza Vol. I e Vol. II, Porto Alegre, 1979 e 1996

Foto: Sergio Louruz / Divulgação PMPA

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!