O castelo da Travessa Fortaleza foi construído entre os anos de 1910 e 1920, sobre um morro de nove metros de altura, pertence aos irmãos Ernesto e Luiz Leiner, por herança. Está bem escondido atrás de algumas árvores, abandonado, tem aproximadamente cem anos, e é um dos poucos de Porto Alegre com uma história curiosa.
A arquitetura diferente fez do castelinho um ponto turístico da Zona Sul nos anos de 1960, quando as árvores ainda não eram tão altas e não tapavam a fachada, de vez em quando aparecia para tirar fotos na escadaria do castelo.
A construção do castelo com duas torres, porão e um túnel subterrâneo (hoje fechado) que levava a uma das trincheiras que eram usadas para treinamento de atiradores e foi erguida para sediar a sociedade de Tiro de Guerra N° 4, da Guarda Nacional, e oferecia instrução de tiro para formar reservistas para o Exército. Por isso, é possível ler em uma placa desgastada pelo tempo sobre a porta do castelo: “Clube Militar de Officiaes da Guarda Nacional”.
Em 1917, as sociedades de tiro foram incorporadas pelo Exército Brasileiro, adotando a denominação de Tiros de Guerra (Decreto Legislativo nº 3.361 de 26/10/1917). O “Tiro Nacional Porto Alegrense” passou a denominar-se Tiro de Guerra nº 4. Atualmente é o Tiro 4 – Clube Gaúcho de Caça e Tiro, e localiza-se no Bairro Hípica.
No local treinaram dois dos primeiros medalhistas olímpicos do Brasil: o porto-alegrense Dario Barbosa e Sebastião Wolf, que eram integrante do Tiro 4. E eles ganharam medalha de bronze na primeira participação do país nos Jogos, em 1920, na Antuérpia (Bélgica). Barbosa, era médico, e Wolf, era dono de uma fábrica de biscoitos.
Na década de 1940 o castelo foi vendido pela Guarda Nacional ao avô de Ernesto e Luiz Leiner, que moraram no local até 1960.
Não consegui descobrir na pesquisa, se o Castelo ainda está de pé, se foi reformado ou se existe outro prédio ou casa no local.
Caso alguém tenha essa informação, ficaremos felizes em saber.
Texto: Miriam Lima
Fonte: http://lealevalerosa.blogspot.com/2013/07/a-tiros-de-guerra-os-chamados-tiros-de.html
Imagens: http://lealevalerosa.blogspot.com/2013/07/a-tiros-de-guerra-os-chamados-tiros-de.html