O capitão do Exército José Ferreira de Moura e Sara Mariana Landell, tiveram 14 filhos, entre eles, Roberto, o padre e Ricardo, o boticário (farmacêutico).
Ricardo Landell de Moura, nasceu em 16 de julho de 1873, em Porto Alegre, e morreu em 9 de fevereiro de 1934. Ele cursou Farmácia em Ouro Preto (MG) e morou em Caxias do Sul, onde conheceu sua esposa, Ida Panarari. No ano de 1903, fixaram residência em Porto Alegre com seus dois filhos pequenos, na Rua Dr. Mário Totta e, posteriormente, compraram a chácara de Ludovico Capra, na atual Rua Landel de Moura. A casa de número 309, nessa rua era onde se localizava a farmácia de Ricardo. Ele exercia as funções de farmacêutico, atendendo os moradores da região. Atendia na farmácia e na casa dos clientes. Muitas vezes era buscado de carroça, por alguma vezes até distribuía os medicamentos aos mais necessitados.
Foi muito amigo do Dr. Mário Totta, e o convidou a instalar seu consultório ao lado da sua farmácia, a partir de então o jovem médico receitava e o farmacêutico Ricardo aviava as receitas para os pacientes, conforme relato da sobrinha neta de Ricardo, Lúcia Landell de Moura:” Ficaram amigos “a vida toda” e eram muito estimados pelos moradores da Tristeza … Por isso foram homenageados naquele bairro com seus nomes em duas ruas “lado a lado” como viveram fazendo o bem profissionalmente à comunidade.”
A Rua localizada entre os bairros Tristeza/Camaquã faz homenagem ao Dr. Ricardo e não ao Padre Landell de Moura, como é pensamento usual, uma curiosidade é que está errada a grafia do nome da rua (Landel), faltando uma letra L.
Fonte: Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura, de Ivan Dorneles Rodrigues
Imagem: Reprodução