A origem da Rua Otto Niemayer

Seu nome completo era Georg Adolf Otto Eberhard Niemeyer, catarinense de Joinville e nasceu em 16 de outubro de 1864. Primeiro ele teve um armazém no centro de Porto Alegre, e em 1928 mudou-se para a Tristeza, região onde costumava veranear e abriu, dentro de sua propriedade, a via que levou seu nome. Foi casado com Amalie Schmitt. Ele morreu em 1937.

“Otto, costumava usar um quepe de marinheiro e falava, além de português, um alemão caprichado. Moravam em um casarão de madeira de lei, à beira do Guaíba, na quadra que faz frente à Praça da Tristeza (Comendador Souza Gomes). Aquele enorme terreno era todo organizado com trechos de mata virgem, árvores exóticas, zonas ajardinadas, açudes, canchas de esporte. Dia de visita aos Niemeyer era a alegria da meninada com a exploração dos recantos daquela enorme propriedade.” Segundo Luiz Frederico Mentz, morador do bairro Ipanema e sobrinho neto de dona Amalie.

As terras de Otto Niemeyer se estendiam da praia da Tristeza à Cavalhada – entre a Avenida Otto Niemeyer e a Rua Dr. Armando Barbedo, e também da Vila Conceição até a Cavalhada (Morro do Osso).

Em sociedade com o Dr. Wenceslau Escobar, o sr. Otto começou a lotear suas terras e dar nomes as ruas do loteamento. Da praia da Tristeza até a Av. cavalhada, a antiga avenida (rua), era bem tortuosa, pois desviava dos banhados ali existentes, fazendo várias curvas na subida. Sr. Otto então, dono das terras, mandou abrir uma reta bem larga, mas ainda não tinha nome

Porém, sempre que alguém se referia a esta rua dizia: comprei um terreno na Rua do Otto ou estou morando na rua do Otto. Então ficou conhecida como rua Niemayer, conforme ata de inauguração datada de 29 de janeiro de 1911. Após a inauguração da placa oficial, foi servido lauto churrasco e muitas bebidas, aos convidados, na Chácara do Sr. Otto Niemayer.

A rua Otto Niemayer foi oficializada a partir da lei n° 1.715, de 18 de janeiro de 1957, e alterada pela lei n° 6.841.

Fontes: Clicrbs/Blog do ZH Zona Sul – Revelando a Tristeza – volume 1 – Roberto Pellin

Imagem: Arquivo pessoal Luiz Frederico Mentz

Sr. Otto Niemayer

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!