No final dos anos 50, os chineses Shan Ban Shun e o irmão Shen Ban Yuen, vieram para o Brasil, fugidos do comunismo de seu país natal, compraram uma pequena granja e iniciaram sua criação de frangos a fim vendê-los vivos no Mercado Público. No começo, a distribuição dos frangos aos clientes era feita numa Kombi, a mesma que a família usava para passear na cidade.
Com árduo trabalho, fundaram em 1959 o Frigorífico Porto-Alegrense, para abater e entregar o produto já embalado aos seus clientes (inicialmente galeterias e restaurantes). O frigorífico cresceu e expandiu seu ramo de atividades para a suinocultura e a pecuária, transformando-se na empresa Avipal SA.
Também tinham a fábrica de ração no Bairro Lami, onde forneciam emprego para a maioria da população do bairro.
Inicialmente atuava somente nos segmentos de carne e grãos. A empresa iniciou seu processo de expansão com a compra da Granóleo, em 1976.
Abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo em 1985.
Em 1996, adquiriu a Laticínios CCGL S.A.
Os irmãos se separaram comercialmente 40 anos depois.
O Grupo Avipal chegou a ter 10 mil colaboradores, em seus complexos industriais, unidades e Centros de Distribuição, por todo o Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Possuía uma rede de aproximadamente 27.000 produtores de leite e 2.800 integrados de frango e suínos.
No segmento de carnes, a Avipal foi uma das três maiores produtoras de capital privado nacional, atuando tanto no mercado interno quanto externo, abatendo mais de 200 milhões de aves e mais de 600 mil suínos. Com forte presença no mercado exportador, encerrou o ano de 2004 como a quinta maior exportadora de frangos e como a 7a maior exportadora de suínos, conforme dados da ABEF – Associação Brasileira dos Exportadores de Frango e da ABIPECS – Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína.
Além de comercializar os seus produtos no mercado interno, a Avipal também exportava para outros países, tendo como principais mercados o Oriente Médio, o Leste Europeu, América Central, Europa, Japão e países do continente africano.
Em 2006 a AVIPAL se uniu à ELEGÊ, formando a ELEVA ALIMENTOS.
Em 2007 a Perdigão comprou o controle acionário da Eleva (antiga AVIPAL).
A planta de abate de frangos da Perdigão no bairro Cavalhada, em Porto Alegre, encerrou as atividades em janeiro de 2010.
A empresa explicou que o bairro se tornou central, prejudicando o funcionamento da fábrica. As operações foram transferidas para a planta de Lajeado, que havia sido ampliada recentemente. Na época do fechamento da sede, eram 500 funcionários que ainda atuavam na fábrica da Cavalhada.
Os motivos alegados foram: as diversas dificuldades operacionais e logísticas, que vão desde o transporte de animais vivos ao longo de avenidas daquela área urbana, bastante movimentada, até questões ambientais da própria unidade, cujas instalações são antigas.
A área da antiga Avipal pertence hoje a construtora Melnick Even, que ainda não construiu nenhum empreendimento no local, houve uma invasão no terreno, por 600 famílias, no ano de 2014, a retomada do terreno foi feita pacificamente.
O Sr. Shan Ban Shun faleceu aos 84 anos, em Porto Alegre
Texto de Miriam Lima
https://d.jornaldocomercio.com/noticia_old.php?codn=17274 consultado em 28/12/2022 às 10h
https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL164088-9356,00-PERDIGAO+FECHA+COMPRA+DA+ELEVA+ALIMENTOS+POR+R+BILHAO.html consultado em 28/12/2022 às 10h05min
Imagens: Google Earth