No ano de 1949, a Zona Sul ganhou uma casa noturna elegante, para frequentadores da alta sociedade, chamava-se Mil e Uma Noites. Ficava localizada na Av. Guaiba, na Vila Assunção que na época ainda era um bairro quase exclusivamente residencial e parecia mais afastado do centro da Capital do que é hoje. O prédio côncavo monumental, com fachada de vidro (onde se podia avistar a noite do Guaíba) e uma marquise curta apoiada em altas colunas cilíndricas, tinha ares modernistas e foi projetado pelo arquiteto Erwin Brandt.
Fez sucesso ao longo da década de 1950. Seus bailes e festas, com vista para o rio, ficaram famosos com célebres bailes carnavalescos entre outros, ali apresentaram-se grandes artistas como Dorival Caimmy, em 1964.
Em 1953, o jantar e baile de comemoração dos 50 anos da fundação do Grêmio foi realizado no Mil e Uma Noites.
Após um período fechado, o majestoso prédio foi reformado e reabriu como a casa de chope Bier Haus.
Na década 70, virou uma casa de danças com o nome de Clube dos Coroas, e era frequentado por pessoas de 40 a 60 anos. Tinha dois salões, um com música ao vivo e outro com música tocada de discos. Esse também deixou saudades, assim como o Mil e Uma Noites.
Texto de Miriam Lima
Fonte e imagens: https://almanaquenilomoraes.blogspot.com/2015/12/mil-e-uma-noites.html acessado em 14/06/2022 às15h26min
#zonasulpoa
#historiasdazonasulpoa
#paginazonasulpoa
#moradoreszonasulpoa