O Sr. João Mora era italiano, nasceu em Salermo, provavelmente no ano de 1884 (não se sabe a data de nascimento exata), e junto com os pais e irmãos veio para a América do Sul, em busca de melhores condições de vida, com 11 anos de idade, chegou em Buenos Aires.
Chegou em Porto Alegre em 1896 e seu primeiro emprego foi na Fábrica de massas alimentícias Damiani. Em 1914 casou-se com a Jaguarense Hermínia Montaldo Mora, conhecida no bairro Tristeza por Dona Mindoca, conheceram-se em um baile na Sociedade Italiana Humberto Primo.
Tiveram 5 filhos: Arno, Mário, Maria, Rheno e Raul.
João e Mindoca vieram para a Tristeza no ano de 1918, onde compraram o armazém do Sr. João Pilla, na época localizado na Rua Dr. Mário Totta, 765, algum tempo depois, mas ainda no mesmo ano, comprou o armazém do Sr. Januário Conte, que ficava em localização mais “central”, na praça da Tristeza, era um sobrado novo e bonito, que depois virou casa Urca que foi o primeiro empreendimento de Jayme Wainberg (depois virou Rainha das Noivas).
Inicialmente ali instalou um bar, vendia bebidas, frios, doces e sorvetes, na época do verão. Os sorvetes eram feitos em casa e foi o primeiro comerciante a vender a iguaria na Tristeza.
Mas lembrem, a Tristeza da época era uma estação de veraneio, portanto movimentada no verão e muito parada no inverno, os comerciantes passavam trabalho para conseguir o sustento de suas famílias, João Mora vendia fiado e esperava a safra dos colonos para receber, portanto resolveu transformar o bar em armazém, mesmo com o armazém trabalhava somente para vestir, comer e educar os filhos, era um bom negociante, teve a primeira bomba de gasolina do arrabalde da tristeza.
João Mora era um senhor calmo, de poucos sorrisos, mas um homem de bom coração, nunca negava nada para ninguém, muitos pediam para que fosse fiador em negócios e era corretíssimo em seus atos.
Sr. João Mora faleceu aos 69 anos, em 25 de outubro de 1953.
Por isso teve a rua em sua homenagem, no bairro Camaquã/Cavalhada. Rua essa não nominada por Lei naquela época.
Texto de Miriam Lima
Fonte e Imagem: PELIN, Roberto – Revelando a Tristeza – Volume 1, 1979
https://www.familysearch.org/search/record/results?q.anyDate.from=1953&q.anyPlace=porto%20alegre&q.givenName=jo%C3%A3o&q.surname=mora consultado em 29/07/2022 às 17hh40min