A elite residente nos bairros mais centrais de Porto Alegre, no final do século dezenove, nos meses de verão mudava-se para a Zona Sul, onde possuíam casas de verão à beira do Guaíba.
Algumas casas chamavam a atenção, entre elas, o casarão de Antônio Francisco de Castro, mais conhecido por “Comendador Castro”, situado hoje na rua que leva o nome dele, uma das principais do bairro Ipanema.
Castro nasceu em Portugal, em 1872 e veio com 12 anos de idade para o Brasil, a fim de dedicar-se ao comércio. Castro foi um grande empreendedor de sua época, era um dos grandes proprietários de imóveis em Porto Alegre, teve firma de exportação e importação, armazéns de Secos e Molhados no centro e também era dono de um trapiche na beira do Guaíba. No início do século vinte, já era um dos homens mais prósperos de Porto Alegre. Foi diretor do Banco da Província do Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Beneficência Portuguesa em duas gestões (1907 e 1924).
Seu título de “Comendador” veio quando exerceu o cargo de Cônsul de Portugal no Estado.
Casou-se com Cecília Vasconcellos em 1891 e tiveram sete filhos: dois homens e cinco mulheres.
O comendador comprou, ainda no século dezenove, as terras em Ipanema, local conhecido por Passo do Capivara (onde ficava a grande fazenda de Juca Batista).
Ali construiu sua residência de veraneio, um casarão à beira do Guaíba, onde reunia toda a família para o descanso das férias.
O Comendador faleceu em 1929, então foi aberta a rua que hoje tem seu nome, nas terras que deixou a seus herdeiros no bairro Ipanema. Na década de 1930, a família vendeu parte da propriedade a Oswaldo Coufal, porém permaneceram com a parte onde ficava o Casarão, que foi alugado para a instalação da primeira escola do bairro, que se chamava “Passo do Capivara”. Quando a escola foi transferida para a Avenida Tramandaí, o local virou uma pensão e, após isso um comércio.
O casarão do Comendador ainda existe, porém, abandonado e em estado precário, atualmente um grupo ligado ao patrimônio histórico e cultural da cidade está tentando recuperar o espaço, e pretende transformá-lo em um centro cultural do bairro Ipanema.
Fonte: IPANEMA – Memórias de um bairro da zona sul de Porto Alegre – Janete da Rocha Machado
Fotos: https://www.facebook.com/O-Casar%C3%A3o-da-Comendador-Castro-Bairro-Ipanema-888292917928637/