PONTES PARA OS BUGIOS

Ponte_macacos

Se você é curioso, como eu, já deve ter visto, e se perguntado, para que servem as três pontes de cordas, localizadas entre os postes na Avenida Coronel Marcos, próximo ao grupo de Escoteiros que ali existe? Confesso que pensei que era para os exercícios dos mesmos…. E lá fui eu pesquisar, não era nada disso, as pontes servem para a travessia de animais silvestres que ainda habitam a região do bairro Ipanema, sim, eles ainda existem por ali, apesar de todas as construções da volta.

Os que mais utilizam as pontes são: gambás, ouriços e macacos bugios.

Esse é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, junto com o Projeto Macacos Urbanos. O Projeto esclarece que, os animais, principalmente os bugios, habitam os fragmentos florestais das encostas dos morros e matas, ao longo do Guaíba.

Conforme aumenta a urbanização, segurem fragmentos das matas e os bichos ficam sem ter como passar de um lugar para o outro, e ainda pior, correm o risco de atropelamentos, ataque de cachorros ou choques nos fios de energia elétrica.

Ponte para os bugios
Ponte vista de cima

As pontes também existem no bairro Lami.  Segundo a ONG, é feita a manutenção periódica, quando é notado que os bugios não estão utilizando as pontes ou que estão em más condições, é fundamental que se faça um manejo adequado. Seja reajustando a ponte ou trocando de lugar. Também são colocadas câmeras fotográficas para monitorar o movimento e comportamento dos animais.

Existe o apelo para que a população não se aproxime demais dos animais, para não os assustar.

Texto de Miriam Lima

Fonte e Imagens: https://www.facebook.com/MacacosUrbanos acessado em 28/06/2022 às 16h40min

#zonasulpoa

#moradoreszonasulpoa

#paginazonasulpoa

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!