RUA PROFESSOR DR. JOÃO PITTA PINHEIRO FILHO- médico clínico, legista, sanitarista, cientista e humanista

Dr. João Pitta Pinheiro Filho

João Pitta Pinheiro filho nasceu em Porto Alegre, no ano de 1868, filho de João Pitta Pinheiro e Gertrudes Alves Pinheiro, casou-se com Ercília Gonçalves Pitta Pinheiro e tiveram seis filhos.

Formado em Medicina em 1892 na faculdade do Rio de Janeiro.

Foi professor na Faculdade de Agronomia e Veterinária, Engenharia, Colégio Júlio de Castilhos e Curso de Aperfeiçoamento da Escola Normal, onde foi o primeiro professor a lecionar a matéria de Psicologia Experimental aplicada à educação.

Dr. Pitta Pinheiro foi destacado pelo Governador da época, para tratar de surtos epidêmicos, na ocasião em que Porto Alegre passava por uma grave infestação de febre amarela, logo foi nomeado médico legista da Chefatura de Polícia, onde trabalhou por mais de trinta e cinco anos, aposentando-se como Diretor do Gabinete Médico Legal. Também foi um dos fundadores e diretor do Departamento de Saúde da antiga Universidade Técnica, hoje UFRGS, onde lecionou psicotécnica.

Teve atuação médica no Asilo Padre Cacique, onde foi um dos auxiliares mais destacados do Padre, foi presidente da entidade, onde conseguiu aumentar o número de idosos que o asilo dava abrigo, sem ajuda dos cofres públicos, foi na época de sua administração que foi criado o Asilo São Joaquim, para cuidados a meninos e que depois passou a ser administrado pelo Estado.

Juntamente com os médicos Deoclécio Pereira, Carlos Lisboa e José Carlos Ferreira, atuou no “Asilo de Alienados” da Santa Casa, hoje extinto Hospital São Pedro.

Dr. João Pitta Pinheiro Filho faleceu em Porto Alegre, aos 84 anos, no dia 12 de fevereiro de 1952.

A rua que o homenageia fica no bairro Camaquã e foi criada pela Lei n° 1.374, de 30 de dezembro de 1954

Texto de Adeli Sell e Miriam Lima

Fontes: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9LJ-TLRY?i=293&cc=3741255 consultado em 16/12/2022 às 15h11min

Fonte e Imagem: LAITANO, Nicolau e Genaro – Ruas de Porto Alegre : Médicos Homenageados com seus nomes, EST Edições, 2017

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!