Ruas do Jardim Ubrubatã – Parte 1

jardim_urubata_zonasulpoa

HERMES PACHECO – Veterinário

Dr. Hermes Pacheco nasceu em Guaiba – RS em 11 de setembro de 1911, filho de Romualdo Pacheco de Castro e Adylles Aveline Pacheco.

Formou-se em veterinária pela UFRGS em 1941.

Foi casado com Inah Francisca de Medeiros Pacheco e tiveram dois filhos.

Dr. Hermes Pacheco trabalhou por diversas vezes como Chefe de Fiscalização de produtos de origem animal e Chefe da Seção de controle de Leite e derivados, da Secretaria da Saúde do Estado, em 1951 foi nomeado Diretor Técnico do Departamento Estadual de Abastecimento de Leite. Em 1964 foi nomeado diretor Chefe de Abastecimento da SUNAB.

Ainda em 1964 foi um dos sócios fundadores da APLUB, onde exerceu diversos cargos no Conselho Deliberativo e de chefia, em 1978 foi eleito Presidente da Associação dos Funcionários da APLUB, falecendo no exercício do cargo.

Aposentou-se em 1969, recebendo Portaria de Louvor do Secretário de Estado dos Negócios da Saúde.

Hermes Pacheco era uma pessoa extremamente querida na comunidade de Belém Novo, onde teve inúmeras casas de veraneio, nessas casas sempre tinha um campo de futebol, onde reunia os amigos dos filhos, e organizava torneios de futebol, sempre deu apoio também para a Sede Social da Sociedade Amigos de Belém Novo, pois incentivava dessa maneira uma convivência saudável aos jovens da comunidade.

Dr. Hermes Pacheco faleceu em Porto Alegre, no dia 12 de agosto de 1980.

A Lei 5185/1982 regulamenta o nome da rua que o homenageia.

CELESTINO BERTOLUCCI – Loteador do Jardim Urubatã

Celestino Bertolucci nasceu em Gramado, no dia 19 de maio de 1912, filho de Francisco Bertolucci I e Ana Stédile, casou-se com Aurora Casagrande em 1931, ainda em Gramado.

Iniciou sua vida profissional no interior de São Francisco de Paula, em 1958 mudaram-se para Porto Alegre, aqui montou empresa com seu irmão “Bertolucci & Cia Ltda”, empresa essa que foi responsável pela urbanização e loteamento da “Vila Urubatan”.

Celestino Bertolucci faleceu em Porto Alegre, no dia 27 de novembro de 1977.

A Lei 5975/1987 regulamenta o nome da rua que o homenageia.

FRANCISCO DE MATTO TERRES – Industrial

Francisco de Mattos Terres, filho de João Couto Terres e Ana Maria Mattos Terres, era casado com Branca Munhoz Terres e tiveram seis filhos.

Foi morador e teve empresas no bairro Tristeza, dando emprego para os moradores da comunidade.

Faleceu em porto Alegre, no dia 13 de janeiro de 1980.

A Lei 4960/1981 regulamenta o nome da rua que o homenageia.

HILÁRIO CRISTO – Comerciante

Hilário da Silva Cristo nasceu em Aveiro, Portugal, no dia 24 de abril de 1904, filho de Domingos da Silva Cristo e Maria Rosa Laranjeira.

Aos 19 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no comércio local até 1927, quando veio para Porto Alegre, fixando sua residência na Tristeza, onde se destacou pela intensa atividade social e comunitária do bairro.

Aqui trabalhou como padeiro, depois teve sua própria padaria, teve loja de roupas e eletrodomésticos, armarinho, armazém e açougue.

Fez parte da “União Padeiral da Zona Sul” e foi presidente da Equipe de Esporte amador do Tristezense Futebol Clube. Também foi Cônsul do Inter na Zona Sul.

Em 1930 se casou com Thereza Prestes Cristo (ela também dá o nome a uma rua, porém no bairro Tristeza), tiveram quatro filhos.

A homenagem com o nome da rua se deu pela importância comunitária e social de Hilário Cristo na comunidade da Zona Sul de Porto Alegre.

Hilário Cristo faleceu em 20 de agosto de 1976, em Porto Alegre, a cidade que escolheu para viver. Lei 5975/1987

ÁLVARO PEDRO DA ROSA – Agricultor

Álvaro Pedro da Rosa, nasceu neste estado, em 13 de maio de 1910, filho de Pedro Jaques da Rosa e Maria Farias da Rosa, morava na Restinga e tinha bom relacionamento com a comunidade, participava de movimentos comunitários em prol da comunidade, era considerado um homem trabalhador e honesto.

Casou-se com Almira Rocha da Rosa e tiveram um filho.

Faleceu aos 57 anos de idade em Porto Alegre.  Lei 4908/1981

TELMO VIEIRA DE ARAUJO – comerciante

Telmo Vieira de Araujo, nasceu no ano de 1929, neste Estado, era filho de Roseno Vieira de Araujo e Maria Cristina Araujo.

Era comerciante, foi administrador da Fundação Banrisul e também da Associação da Praia Rainha do Mar.

Era casado com Nilda Pinto de Araujo e tiveram dois filhos, morador do bairro Tristeza, participou como atletas do clube do Renner e time dos Adms, de Novo Hamburgo.

Faleceu em Porto Alegre, no dia 01/03/1981 Lei 5120/1982

Texto de Miriam Lima

Fontes: Arquivo Câmara Municipal de Porto Alegre

Family Search

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!