Já contei a história da regente DINAH NÉRI PEREIRA, que dá nome à praça do nosso loteamento VIVENDAS NOVA IPANEMA, agora vou contar a história das outras duas mulheres que também dão nome as ruas desse loteamento, Therezinha Rocha da Silva e Hebe Tourinho. Mesmo após cansativa pesquisa, infelizmente não consegui encontrar foto de nenhuma das duas, a professora Hebe tive contato com uma prima dela que não respondeu mais meu e-mail, e caso alguém seja ascendente de dona Therezinha, agradeceríamos se puderem nos enviar foto dela.
A Sra. THEREZINHA ROCHA DA SILVA, nasceu em Porto Alegre, no ano de 1940 e faleceu em 18/02/2003. Filha de Alcibiades Martins da Rocha (o pai também dá nome a uma rua no loteamento Vivendas Nova Ipanema) e Belcina Souza da Rocha, era aposentada e foi uma grande humanista, era muito querida na comunidade da zona Sul. Casada com Jorge Alves da Silva, deixou os filhos Mauro Jorge e Márcia Therezinha, tendo sido sempre uma agregadora familiar e religiosa. Desenvolveu seu trabalho na comunidade de Belém Novo e no extremo sul. Apesar de seu currículo simples, teve grande participação na sua comunidade e até hoje deixa muita saudade naqueles que conviveram com ela no seio de sua família e na comunidade. A rua batizada com seu nome fica no Loteamento Vivendas Nova Ipanema. Lei 10.101 de 5 de dezembro de 2006.
Professora e Dra. HEBE TOURINHO, médica pediatra e professora universitária, com especialização em Pediatria na Universidade de Londres, dentre outros, nasceu no Rio de Janeiro e faleceu em 16/04/2006, em Porto Alegre. Desenvolveu seu trabalho sempre na área da Pediatria, começando como professora assistente do Departamento de Pediatria da FAMED/UFRGS, e galgou os cargos de Professora, Adjunta 3 e 4, dedicou-se, exclusivamente, ao setor de ensino de Pediatria Social, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também foi Médica da Secretaria da Saúde de Porto Alegre e Chefe do Setor Materno-Infantil dessa entidade; Responsável pela Disciplina de Pediatria Social, como Professora Assistente; Professora de Fisiopatologia da Nutrição na Unisinos, em São Leopoldo; Diretora Executiva do Hospital da Criança Conceição. Além de sua contribuição valiosa no atendimento e formação de nossas crianças, dedicou-se ao ensino da Pediatria com a sofreguidão dos apaixonados por uma causa: o bem estar de todas as crianças. Seu nome é dado a rua no Loteamento Vivendas Nova Ipanema.
Texto de Miriam Lima
#historiasdazonasulpoa
#zonasulpoa