Com espírito idealista e pensando nos mais pobres e desvalidos, nos meados de 1950, o Padre Paulo De Nadal teve a feliz ideia de criar um bairro para os mais pobres da cidade, cerca de 10% da população moravam em “malocas”, naquela época.
Mais conhecido como Cônego (título de reconhecimento concedido pelo papa ao sacerdote que exerce atividades administrativas) Paulo De Nadal foi nomeado pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer para dirigir o recém criado Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre.
Paulo Izidoro De Nadal nasceu em 1921, filho de Francisco De Nadal e Theresa Dendena.
“Enquanto um grupo de potentados da indústria, do comércio, da política e de outros poderes anda na estratosfera da superabundância, nossos irmãos jazem prostrados, vencidos, desanimados, sem esperança de dias melhores”, escreveu Padre Paulo no Jornal “O Dia” em 1 de janeiro de 1958.
Nos anos de 1959 e 1960 o Padre começou a implantar o Projeto das casas para os pobres, com a cooperação de todas as paróquias e escolas católicas de Porto Alegre, começou a arrecadação de fundos para a construção do bairro. As famílias abastadas da cidade também contribuíram. Tendo o Mensageiro da Caridade como organizador da mobilização da comunidade. Houve uma sensibilização de toda a cidade que resultou num imenso apoio da comunidade. Além da construção das moradias, foram instaladas creches, escola de ensino profissional, padaria, confeitaria, escola fundamental, posto de saúde, praça de esportes, igreja e cooperativa de trabalho.
Em 15 de maio de 1960, o arcebispo Dom Vicente Scherer abençoou a área do loteamento, que fica no bairro Cavalhada, presente no local também estava o Prefeito José Loureiro da Silva e foi iniciada a preparação do terreno para as construções.
As terras (uma área de 78 hectares) foram adquiridas a preço módico dos herdeiros da Família Gonçalves Carneiro pelo Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre.
O nome do bairro teve inspiração na obra de Santo Agostinho denominada Civitate Dei, que significa Cidade de Deus.
No primeiro ano, em 1961, 103 casas já estavam prontas e recebendo os primeiros moradores, a partir daí o bairro cresceu rapidamente, em 1963 foram inaugurados os primeiros pavilhões industriais cujas atividades visavam a automanutenção da obra e o ensino profissionalizante. A escola profissional, inaugurada naquele ano, oferecia cursos de gastronomia, corte e costura, datilografia, padaria e confeitaria. Entre 1967 e 1968 foram entregues mais 154 casas, as famílias recebiam gratuidade por um período determinado, pois deveriam se profissionalizar na escola oferecida já que o objetivo principal da Cidade de Deus era recuperar os pobres moral, física e economicamente, com intuito de cuidar especialmente do futuro das crianças, independente de credo religiosos e etnia.
No ano de 1974 foi inaugurado o primeiro Centro de Promoção do Menor do Estado, para realizar atividades de formação, recreação e acompanhamento escolar extraclasse para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.
Em 1979, o Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre fez a doação de dois hectares de terra para o Governo do Estado instalar a Escola de 1º e 2º Graus Cônego Paulo De Nadal.
O grande idealizador da obra, Cônego Paulo De Nadal, faleceu no dia 28 de julho de 1976, aos 55 anos de idade, de enfarto cardíaco, durante o 1º Seminário Nacional sobre o Mensageiro da Caridade. O evento fora realizado para transmitir a experiência desse projeto a lideranças sociais do Brasil, de países do Cone Sul da América e dos Estados Unidos.
O Projeto mais conhecido na Cidade mantido pelo secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre é o Mensageiro da Caridade.
As primeiras ruas do Loteamento Cidade de Deus, não tem legislação pela Prefeitura, sendo nominadas, acreditamos pelo projeto Cidade de Deus, são elas: Família Gonçalves Carneiro (que vendeu as terras para a arquidiocese), Rua da Fé, Rua da Esperança, Rua da Caridade, Rua da Prudência, Rua da Bondade e Rua do Sínodo).
Atualmente estão surgindo novos condomínios na região e temos uma nova rua homenageando Adaury Pinto Filippi (vereador e deputado estadual) Lei 12059/2016, e uma nova praça, homenageando Antonio Augusto dos Santos (radialista) Lei 12053/2016.
Cônego Paulo De Nadal recebe sua homenagem com o nome da Escola do loteamento e nome da Rua Cônego Paulo Izidoro De Nadal, no bairro Santa Teresa, Lei 4603/1979, na placa “Fundador da Cáritas em Porto Alegre”.
Texto de Miriam Lima
Colaboração: Elton Bozzetto – Assessor de Comunicação do Mensageiro da Caridade
Imagens gentilmente cedidas pelo Mensageiro da Caridade