Oscar Bernardo Pereira nasceu em Porto Alegre, no dia primeiro de novembro de 1901, fillho do Comendador português Manoel José Pereira e de Belmira Martins Pereira, brasileira
Dr. Oscar Pereira era irmão do Manoel José Pereira Filho, o Dr. Pereira Filho, que dá nome ao hospital da Santa Casa e que foi o idealizador do Hospital Parque Belém.
Estudou o primeiro e o segundo graus no Colégio Anchieta, e formou-se médico em 1924, na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre. O Paraninfo da sua turma foi o Professor Annes Dias.
Em 1924, estagiou no Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro.
Casou-se com Adyla Leopoldina May, no ano de 1925 e tiveram três filhos.
Junto com seu irmão liderou a construção do Hospital Sanatório Belem, e Oscar Pereira foi seu diretor de 1944 até 1952.
Também teve intensa atividade universitária onde foi notável professor e também secretário da Faculdade de Medicina de Porto Alegre na diretoria do Prof. Raul Moreira da Silva.
Oscar Pereira obteve junto ao Presidente Getúlio Vargas autorização para iniciar as obras do Hospital de Clinicas, e mandou fazer um portão circular de frente na avenida Protasio Alves com os dizeres “Hospital de Clinicas da Faculdade de Medicina”.
Outra iniciativa própria do seu espirito idealizador, convidou os jovens de todos os clubes de Porto Alegre da época para levantar todos os postes para levar eletricidade ao Hospital Belém. Num só domingo fizeram todo o trabalho, pois logo atrás vinham os técnicos da energia elétrica colocando os fios.
Oscar Pereira faleceu com somente 52 anos, em 12 de junho de 1953.
A Avenida que fica entre os bairros Belém Velho e Glória, foi nominada em homenagem ao ilustre Professor é Médico, não encontramos a Lei que a rege.
Texto de Miriam Lima
Fonte: http://antoniovalsalva.blogspot.com/
Imagens: https://www.muhm.org.br/exposicoes/patrimonioemedicina