Nilo Wulff nasceu em Porto Alegre, no dia 07 de fevereiro de 1920, filho de Albino Wulff e Alina Joana Wolmann Wullf, em 1946 casou-se com Vera Dasy Bechim Wulff, tiveram dois filhos, Nelson e Fernando.
Segundo seu filho Fernando, o economista Nilo Wulff era um homem reservado, trabalhava bastante, mas ao chegar em casa do trabalho ou reuniões, não costumava contar o seu cotidiano profissional.
Um homem dedicado a diversas causas, foi um dos fundadores, presidente, vice-presidente e membro da Associação dos Antigos Alunos Maristas de Porto Alegre, inclusive, criou a bandeira da instituição.
O economista Nilo Wulff também foi um dos criadores do Conselho de Economia do Rio Grande do Sul, presidente no mandato de 1959/1960, e membro dos conselhos fiscais e deliberativos dessa entidade.
Atuou como contador e fez parte do Conselho Fiscal de diversas empresas. Também foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade União dos Contabilistas do Sul.
Além do trabalho nessas diversas entidades, Nilo Wulff foi Conselheiro do Dehmab, e conforme nos contou seu filho Fernando, atuou junto à comunidade da Restinga, buscando junto ao poder público melhores condições sociais para a população do bairro.
Dedicou grande parte da sua vida ao auxílio do trabalho comunitário na Cruzada de Assistência Social ao Tuberculoso, entidade criada em 1920, e que dava apoio às famílias atingidas pelo mal do século XIX.
Faleceu em Porto Alegre, em 01 de julho de 1977.
Foi agraciado com a homenagem de dar nome a uma das principais avenidas do bairro Restinga, Avenida Economista Nilo Wulff, conforme a Lei Municipal n° 4600, de 26 de setembro de 1979.
Texto: Miriam Lima
Fontes: Fernando Wulff
Câmara Municipal de Porto Alegre – PLL 27/79
http://www.coreconrs.org.br/corecon-rs/ex-presidentes.html consultado em 14/07/2022 às 11h06min
Imagem: Acervo da família Wulff