ELIZA TEVAH – Empresária

Eliza Tevah
Eliza Tevah com seu filho Daniel

Nasceu em Porto Alegre em 27 de outubro de 1936. Filha de imigrantes poloneses que fugiram da guerra e se refugiaram no Brasil. Teve uma vida marcada por muita coragem, iniciativa e solidariedade.

Com uma enorme bondade e alegria de viver, essa jovem conquistou o coração de Israel Marins Tevah com quem se casou em 06 de setembro de 1954. Na época, trabalhava como secretária na empresa Figueras AS, que comercializava máquinas agrícolas. Israel era vendedor em uma loja chamada Alfaiataria Glória e fazia grande sucesso, com enorme clientela pessoal. O casal, então, decidiu abrir sua própria loja de moda masculina e a chamaram de Tevah Magazine. Era localizada na Av. Assis Brasil. A loja fez grande sucesso e foi o embrião da maior rede de lojas de moda masculina do sul do Brasil, com 46 lojas e uma indústria, chegando a ter 650 funcionários.

Eliza e Israel tiveram 2 filhos : Daniel Tevah e Eduardo Tevah.

Quando faleceu, Eliza tinha 3 netos, Gabiele, Thaise e Vinicius.

Eliza travou, com coragem, um grande desafio pessoal, pois com pouco mais de 40 anos foi diagnosticada com câncer. Na época, o médico disse que ela só teria mais 3 meses de vida. Porém, sua coragem e vontade de viver a fizeram desafiar a doença e vencê-la por 21 anos. Talvez essa doença tenha sido fundamental para ela desenvolver um grande senso de solidariedade, passando a ajudar muitas entidades assistenciais e pessoas necessitadas . Seu exemplo foi inspirador para que o Tevah criar o “ Dia da Solidariedade Tevah “, evento que ficou conhecido em todo o país. Nesse dia, um sábado que seria de folga, todos os colaboradores da indústria Tevah vinham trabalhar, voluntariamente, para produzir roupas para creches, orfanatos, asilos, Apaes e hospitais. Esse exemplo serviu de inspiração para outras empresas realizarem seus próprios eventos de solidariedade.

Eliza Tevah faleceu em 17 de março de 2001.

A rua que leva o nome de Eliza Tevah localiza-se no bairro Aberta dos Morros, instituída pela Lei 9.169 de 18 de Julho de 2003.

Texto de Daniel Tevah

Foto: acervo da família Tevah

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!