JOÃO MENDES OURIQUES – Morador do Bairro Guarujá

Rua João Mendes Ouriques

João Mendes Ouriques nasceu em Porto Alegre, em 1890, e é mais um dos pioneiros da zona sul de Porto Alegre, contemporâneo de Juca Batista, Mário Assumpção, Rubem Berta entre outros.

Tinha cerca de 100 hectares de terras, que iam da beira do Guaíba (Guarujá) até o Morro das Abertas, mais ou menos onde hoje é o Jardim Urubatã.

Era mais conhecido na região pelo apelido de Janga Mendes.

João Mendes Ouriques era casado com Ernestina Pereira Ouriques (Dona Nenê), com quem teve sete filhos. (Dois deles: Agenor e Osório também tem nome em ruas da zona sul, falaremos sobre eles nos próximos artigos).

De acordo com um sobrinho-neto, (em entrevista ao graduando de Ciências Sociais, Matheus Cervo), João ganhou uma “bolada” na loteria e foi com esse dinheiro que comprou suas terras.

Homem de muito trabalho, quando jovem cortava lenha na parte mais alta do Morro das Abertas e levava de trem, para vender no centro de Porto Alegre, mais tarde tinha plantação e criava gado de leite, esse também era vendido no centro, agora de carroça e pelos filhos.

Mais tarde, teve exploração de pedreiras de granito, onde empregou grande número de moradores da região.

Por dentro de suas terras, passava a Estrada de ferro que levava o trem da Serraria até o centro, e ainda hoje, existe um pontilhão com os trilhos, por onde passa o arroio Guarujá, antes de desembocar no Guaíba.

A casa, onde a família morava, e que foi construída no ano de 1937 pelo Sr. João ainda existe, foi usada como restaurante na sede campestre da Fundação dos Servidores do SESI, porém a área já foi vendida.

Sr. João faleceu em 8 de setembro de 1944, em Porto Alegre.

A rua que o homenageia fica no Jardim Isabel, Ipanema, e foi nominada pela Lei 1840/58.

Uma curiosidade sobre a Rua João Mendes Ouriques, ela é a segunda rua de Porto Alegre a ser tombada como Patrimônio Histórico e Ecológico da cidade, devido a formação do Túnel Verde de árvores que a margeia.

Texto de Miriam Lima

Fontes: A Praia do Guarujá: uma etnografia da memória coletiva e ambiental de uma comunidade bairrial em Porto Alegre – RS – TCC de Matheus Cervo, Porto Alegre, 2019

http://ojornalecao.blogspot.com/2014/06/janga-mendes-um-seculo-de-pioneirismo.html acessado em 06/09/2022 às 15h24min

https://poavive.wordpress.com/2007/09/21/dia-da-arvore/ acessado em 06/09/2022 às 15h41min

#zonasulpoa

#historiasdazonasulpoa

#poa250

#paginazonasulpoa

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!