PINHEIRO BORDA – Avenida e Estádio

Pinheiro Borda

Acredito que muitos colorados não sabem que o nome oficial do Estádio Beira Rio é: Estádio José Pinheiro Borda, confesso que eu não sabia.

Mas conto abaixo a história desse português, que teve grandes feitos na cidade de Porto Alegre, principalmente em nossa Zona Sul.

José Pinheiro Borda nasceu no dia 28 de setembro de 1867, em Fão, Esposende, Portugal e veio para o Brasil em 1929, com 32 anos.

Chegou em Porto Alegre como representante comercial de uma empresa carioca, e acabou se estabelecendo na cidade, onde abriu uma casa de fazendas no antigo Caminho Novo (atual Rua Voluntários da Pátria).

Casou-se com Maria do Carmo Moura Pinheiro Borda e não tiveram filhos

Era apaixonado por dois esportes, turfe e futebol, mas não somente apaixonado, envolveu-se com eles. Pinheiro Borda foi um dos responsáveis pela construção do Hipódromo do Cristal, inaugurado em 1959, e presidente do Jockey Club de Porto Alegre em 1960 e 1961. Era chamado pela imprensa o “incansável José Pinheiro Borda”.

Então dedicou seu tempo extra para a criação e construção do Estádio Beira Rio, por diversas vezes foi mandatário do conselho deliberativo do Internacional, e como um nome benquisto na sociedade gaúcha, por ter conduzido a construção do Hipódromo do Cristal com excelência, Borda parecia ser o homem perfeito para chefiar os trabalhos. O lusitano, todavia, recusara o convite para o cargo em mais de uma ocasião, até ceder ao clamor dos companheiros colorados. Uma vez na presidência da Comissão de Obras do novo estádio, declarou que não seria um simples dirigente, prometendo arregaçar as mangas até entregar um estádio pronto.

Busto de Pinheiro Borda no Estádio Beira Rio

Infelizmente Pinheiro Borda não conseguiu ver seu sonho concretizado, pois faleceu em 25 de abril de 1965.

Em sua última entrevista parecia antever o que aconteceria, quando Borda declarou: “Eu tenho três coisas que amo profundamente, a minha esposa, o Internacional e o Gigante da Beira-Rio. Nunca cometi pecados graves. Por isso, peço a Deus que me dê a graça de ver construído o Gigante“. Mas uma doença surgida repentinamente derrubou rapidamente o grande colorado.  Seu corpo foi velado no Estádio dos Eucaliptos e seu féretro atraiu uma grande multidão. Após o corpo sair dos Eucaliptos, foi levado até às obras do Beira-Rio, para a triste despedida, antes de ser levado para o sepultamento no cemitério da Santa Casa.

Sua perda foi sentida por toda a cidade, dando início a um movimento dentro da sociedade de Porto Alegre, para que o Gigante que se erguia nas margens do rio recebesse o nome do português. E assim foi feito, em 06 de abril de 1969, inaugurava-se o Estádio José Pinheiro Borda, o nosso famoso Beira Rio.

Além de levar o nome do Estádio, Pinheiro Borda foi homenageado ainda em vida, com o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, pela Lei 2583/1963.

Após a sua morte, teve seu nome eternizado como Rua Pinheiro Borda (que era um trecho da Av. Guaíba), pela Lei 3030 de 29/05/1967 e que foi alterado para Avenida Pinheiro Borda, pela Leo 3613/1972. Abaixo do nome, nas placas da rua consta “Bom cidadão, que muito fez pela Cidade”.

Texto de Miriam Lima

Fontes: https://internacional.com.br/beira-rio/construcao consultado em 01/08/2022 às 10h20min

https://leismunicipais.com.br/prefeitura/rs/porto-alegre?q=pinheiro+borda&page=3 consultado em 01/08/2022 às 10h32min

http://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2013/09/jose-pinheiro-borda-o-coracao-do-gigante.html consultado em 01/08/2022 às 14h25min

Imagens:

http://memoriadointer.blogspot.com/2014/01/jose-pinheiro-borda-foi-presidente-do.html consultado em 01/08/2022 às 14h30min

https://revistanews.com.br/2019/04/13/inter-inaugura-praca-jose-pinheiro-borda/ consultado em 01/08/200 às 14h35min

#historiaszonasulpoa

#paginazonasulpoa

#moradoreszonasulpoa

#zonasulpoa

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!