Ruth de Mattos Totta, nasceu em 15 de fevereiro de 1933, em Porto Alegre, filha de Octavio Xavier Totta e Judith Mattos Totta.
Começou a trabalhar como professora na cidade de São Jerônimo, logo após deu aulas em Porto Alegre, no Instituto de Educação e na Escola Estadual Monsenhor Leopoldo Hoff, no Bairro Chácara das Pedras, nessa escola foi a primeira diretora, também trabalhou na 1ª Delegacia de Educação.
Professora Ruth era católica e participava ativamente da comunidade religiosa, dava aulas de catequese, participava de retiros espirituais e dirigia grupos de jovens na Paróquia São Luiz Gonzaga, era daquelas pessoas que se preocupava em ajudar o próximo tanto no setor profissional como no espiritual, ela estava sempre disposta a aconselhar as pessoas que a procuravam.
Ruth era irmã mais nova da professora Zilah Totta, também profissional e católica dedicada, Zilah teve destaque como professora em diversas escolas do Estado, chegando ao cargo de Secretária da Educação do RS e Coordenadora da Comissão de Educação do Centro
de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CEPERS.
Zilah Totta batiza uma rua na zona norte de Porto Alegre.
As duas e os irmãos começaram a ser educadas em casa, pela mãe, que também era professora.
Ruth Totta faleceu, em Porto Alegre, no dia 15 de setembro de 2011.
A Rua que leva seu nome, fica localizada no bairro Hípica, loteamento Moradas do Sul e foi legalizada pela Lei 11315/2012.
Texto de Miriam Lima
Fontes: Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Revista de Educação Porto Alegre/RS, ano XXX, n. especial, p. 321-344, out. 2007