Hoje a história da Zona Sul é mais uma para os apaixonados por futebol, principalmente para os gremistas, já que o nosso personagem foi, e ainda é, o maior artilheiro do Grêmio.
Alcindo Martha de Freitas, nasceu em 31 de março de 1945, na cidade de Sapucaia do Sul, iniciou sua carreira nas categorias de base do Aimoré, de São Leopoldo e depois no Lansul, jogando nesse time contra os aspirantes do Internacional, seu talento foi notado pelo treinador do time da capital, isso no ano de 1958, ele estava com apenas 13 anos, e precisava vir a Porto Alegre treinar, pediu uma ajuda de custo ao Inter, que foi negada. Pouco tempo depois foi treinar nas categorias de base do Grêmio.
Sua carreira “profissional” inicia-se neste período (1963), no time de Rio Grande, para onde foi emprestado pelo Grêmio.
Em 1964, Alcindo tem sua vaga garantida nos profissionais do grêmio, onde atuou até 1971, ninguém marcou mais gols do que Alcindo no Grêmio, foram 264 ao longo da carreira no time gaúcho, tanto no seu primeiro período acima, quando retornou ao time, já no final da carreira em 1977.
A pedido de Pelé, Alcindo foi contratado pelo Santos – SP, onde atuou em 1972 e 1973, eles já eram conhecidos, pois tinham jogado juntos na Seleção Brasileira em 1966.
Foi uma atuação no início do ano da Copa da Inglaterra, inclusive, que o Bugre chamou a atenção do então técnico da seleção brasileira, Vicente Feola.
A passagem pela Seleção, contudo, foi curta: apenas sete jogos, com quatro vitórias, dois empates, uma derrota e um gol marcado. Por outro lado, teve o privilégio de poucos, ao atuar ao lado de lendas do futebol como Pelé, Garrincha, Carlos Alberto Torres e Tostão.
Após sua saída do Santos, jogou em dois times Mexicanos, Jalisco e América, retornando ao Grêmio em 1977, onde encerrou sua carreira.
Alcindo morou no bairro Camaquã, por alguns anos nesse período, não sei se já existe alguma rua, praça ou projeto de Lei para homenageá-lo, mas agradeço se algum de nossos membros puder nos dar essa informação.
Ele faleceu em Porto Alegre, no dia 27 de agosto de 2016, aos 71 anos.
Texto de Miriam Lima
Imagem: gremiopedia.com
#historiaszonasulpoa
#zonasulpoa
#moradoreszonasulpoa
#paginazonasulpoa