DINAH NERI PEREIRA – Regente Musical

Dinah Neri Pereira
Dinah Neri Pereira

Dinah Neri Pereira nasceu em 20 de outubro de 1917, no Distrito da Colônia de Santo Ângelo, atual município de Dona Francisca, filha de Luiz Neri Pereira e Maria José Diniz Pereira.  

Dinah escolheu a música como principal objetivo de sua existência, atuando como professora dessa arte e também regendo corais.

Mudou-se com a família, ainda criança para a cidade de Cachoeira do Sul, então começou seus estudos de música com os professores Ernesto Schilling e Maria Lima a partir do ano de 1931.  No ano seguinte, ganhou uma bolsa e estudos no extinto Conservatório Municipal de Música. Nesse local, teve aulas com Kurt Dreyer e Selma Fonseca, Lise Santos e Alda Eggers.

Em 1939, Dinah ganhou da Prefeitura Municipal uma bolsa para Curso de Piano, em Porto Alegre, ministrado pelo professor Adolfo Fest. A partir de 1944, cursou Canto Orfeônico com o compositor Heitor Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa, também aprendeu Regência Coral. Com essas qualificações, Dinah atuou como professora de música em diversas escolas, especialmente na Escola Superior de Música de Blumenau, em Santa Catarina, e Escola Normal João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul

Nessa escola, regeu também os Corais Infantil e Coral Misto (formado por homens e mulheres), o que a tornou inesquecível por causa do elevado nível de suas aulas e pela transmissão de conhecimento. 

Já em Porto Alegre, comandou o Orfeão do Instituto de Educação General Flores da Cunha, da Escola Preparatória e do Colégio Militar e o Coral do 3.º Batalhão de Engenharia de Combate, novamente em terras cachoeirenses.  

Em 29 de dezembro de 1955, no Cine Ópera Astral, um dos antigos cinemas de Cachoeira do Sul, lançou o CORDINE (Coral Dinah Neri), dirigido pela própria.

Além de professora e maestrina, Dinah Neri atuou como solista de obras sinfônicas, quando fez as vezes de cantora. Nas ocasiões em que se apresentou, foi acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) Ela gravou dois discos  

No âmbito das condecorações, recebeu o diploma de Amiga da Marinha em1968, Medalha da Cruz de Ferro em 1973 (se tornou a primeira mulher a receber esta homenagem); e o Troféu Academia de Polícia Militar, em 1977.

Em 14 de janeiro de 1978, Dinah Neri Pereira faleceu em Porto Alegre.

O auditório do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, em Cachoeira do Sul, recebeu a sua denominação.  

Várias escolas também foram batizadas com a alcunha da maestrina, duas delas em Cachoeira do Sul, municipal e estadual.

Em Porto Alegre, seu nome batiza uma praça, localizada no bairro Hípica, de acordo com a Lei 5.396 de 9 de janeiro de 1984.

Texto de Miriam Lima

Fontes e Imagem:  Museu Municipal de Cachoeira do Sul

SELBACH, Jefferson (Org.) Mulheres: história e direitos. Cachoeira do Sul: Selbach, 2005.

Compartilhe!

Anterior
Next
Clique Aqui Agora!
1
Quer anunciar no Zonasulpoa? Chame agora!